10 alimentos saudáveis para viver melhor e chegar aos 100 anos

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10 alimentos saudáveis

Quem não quer chegar aos 100 anos com saúde e vitalidade? Com essa incrível dica que contém 10 alimentos saudáveis você vai viver melhor, por mais tempo e ainda fortalecer seu corpo trazendo um enorme bem-estar.

Pesquisas apontam que apenas 25% dos genes são determinados no momento do nascimento por heranças familiares, o restante vai se formando ao longo da vida com seus hábitos e sua alimentação. Comer alimentos saudáveis de maneira equilibrada evitando exageros, pode retardar o envelhecimento precoce e contribuir para que você possa viver melhor por um longo período, então vamos conferir quais os alimentos não devem faltar à sua mesa para adquirir tais benefícios:

Lista dos alimentos saudáveis para viver melhor

Maçã

Essa fruta com certeza não poderia faltar na lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em quercetina e antioxidante que combate os danos causados às células. Sua casca contém pectina, fibra solúvel que ajuda a regular o intestino e atua na prevenção do câncer de cólon e também de mama, então para viver melhor e deixar você longe do médico uma maçã por dia é suficiente.

Soja

A soja possui grande quantidade de proteína e é considerada um alimento de alto valor biológico. Ela tem ação antioxidante e anticancerígena, sendo capaz de reduzir a absorção da glicose e os níveis de colesterol, alivia os sintomas da menopausa pelo fato de equilibrar a ação do hormônio estrógeno, devido à presença de uma substância chamada isoflavona. Para adquirir seus benefícios, e viver melhor, o ideal é consumir 1 concha de grãos cozidos, intercalando com outras leguminosas durante a semana (feijões, ervilha, lentilha, etc).

Chá verde

Sou fã de carteirinha desse chá, sempre presente no meu cardápio, com certeza ele não poderia faltar na lista dos alimentos saudáveis. O chá verde possui uma enorme capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas no fígado que eliminam toxinas. Também é rico em polifenóis como as catequinas, tem propriedades anticancerígena e melhora o sistema imunológico, aumentando as células de defesa. Reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), e de triglicérides e aumenta os do colesterol bom (HDL), e ainda te protege de doenças cardiovasculares, consumindo 2 xícaras (chá) por dia já é suficiente para adquirir todos esses benefícios.

Uva

Você já ouviu falar que uma taça de vinho ao dia emagrece e rejuvenesce? Não poderia ser diferente com as uvas, em especial as de coloração vermelha e preta são alimentos sudáveis e de grande importância a favor da saúde do coração. Ela possui antioxidantes, que são os resveratrol e os flavonoides que reduzem o colesterol e fortalecem o sistema imunológico.

Rica em antocianina que também são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, inibe a produção de radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças, inclusive o câncer. Também possui fibras, licopeno, cálcio, fósforo, potássio e vitamina A e C. Para viver melhor e apreciar seus benefícios o ideal é consumir no mínimo 1 porção por dia, de 3 a 4 vezes por semana, ou se tratando.

Iogurte

O laticínio possui inúmeras qualidades, e por isso também pertence a família dos alimentos saudáveis. O iogurte contém bactérias vivas e ativas que promovem o equilíbrio da flora intestinal, favorece as bactérias benéficas e inibe as patogênicas. Os micro-organismos também facilitam a digestão de nutrientes como as proteínas e o cálcio. Ingerir iogurte vai contribuir para a produção de anticorpos, hormônios e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e consequentemente retardar o envelhecimento.

Ele também é rico em cálcio, contribuindo para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso. Sua vitamina A melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos e as do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células, sendo indicado uma quantidade de 1 a 3 porções (potes de 180 g cada) por dia.

Linhaça

A linhaça é um alimento rico de fontes ômega 3 e 6, gorduras essenciais, capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides, através de inibição de enzimas produtoras desses compostos. Atua diretamente na parede de vasos e artérias, prevenindo o aparecimento de placa de gordura. Também é rica em fibras, que auxiliam na diminuição do colesterol, no controle glicêmico e no bom funcionamento intestinal, além de promover sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Diversos estudos destacam a lignana, substância presente na linhaça, como sendo capaz d prevenir câncer de intestino, de mama e de próstata, além de amenizar os efeitos da menopausa. As sementes de linhaça precisam ser trituradas, sendo ótima para o intestino, se hidratada e consumida pela manhã, enquanto a farinha de linhaça é muito prática, assim como quando consumida na forma de óleo. A vantagem da farinha é a maior concentração de ômegas, sendo ideal um consumo de 2 colheres de sopa por dia.

Aveia

A aveia é um cereal que contém betaglucana, uma fibra especial que absorve parte da gordura na corrente sanguínea e a elimina do organismo. De modo geral, as fibras encontradas na aveia agem como um detergente reduzindo os níveis de colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo uma aliada e tanto na prevenção e controle do diabetes. Também ajuda no funcionamento do intestino, retarda o esvaziamento do estômago e, portanto ajuda no controle da fome.

Consumir aveia melhora a qualidade da pele, o humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo, que também previne alguns tumores. Ela ainda auxilia no tratamento de anemia, de falta de energia e de osteoporose. Independente da versão, seja, farinha, flocos ou farelo, você pode ingerir 3 colheres de sopa por dia para adquirir seus benefícios, consequentemente viver melhor e por mais tempo.

Tomate

Pertencente a família das frutas o tomate é um incrível defensor na batalha contra o aparecimento de tumores, principalmente o de próstata, de pâncreas e pulmão, também vai te proteger contra doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e ajudando a controlar a pressão arterial. Seu ótimo desempenho é devido à presença de licopeno, carotenoide que dá cor ao alimento e combate a degradação causada pelos radicais livres no organismo.

O molho de tomate ou tomates cozidos são ainda mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes. Se preparado com azeite, é ainda melhor, pois a ação da gordura vai facilitar a absorção da boa gordura pelo organismo. Uma dica seria evitar o consumo exagerado do tomate seco, pois ele é muito calórico, o ideal é consumir pelo menos 1 tomate ao dia 3 vezes na semana.

Alho

Nada de afastar vampiros como diz a lenda, eis um alimento que serve como um forte analgésico, antioxidante, anti-inflamatório, anticoagulante, portanto por esses e por muitos outros benefícios, vale a pena encarar alguns momentos de mau hálito, correto? O alho também vai te ajudar a diminuir o colesterol e os triglicerídeos no sangue e combater doenças cardiovasculares, também vai auxiliar no tratamento da hipertensão, combater a formação de coágulos, prevenindo derrames e infarto.

Contém enxofre, que reduz os efeitos de nitratos e nitritos altamente cancerígenos e que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas, o alho também pode retardar a progressão do câncer, pois induz a apoptose (degradação) de tumores de mama, próstata, cólon, pulmão e leucemia, então que tal consumir 1 ou 2 dentes de alho por dia para viver melhor e ficar de bem com a vida?

Azeite

Esqueça o mito de que todo óleo é ruim! Tudo vai depender de sua fonte de origem e da quantidade consumida. O extraído das azeitonas é um verdadeiro elixir para o corpo, interessante né? O azeite contém ácidos graxos monoinsaturados, gorduras de boa qualidade que protegem o coração, rico em vitamina E, tem importantes propriedades antioxidantes, auxiliando no combate dos radicais livres.

O azeite também possui esqualeno e oleocanthal, anti-inflamatórios que reduzem o colesterol, Não é atoa que esse óleo que deriva das azeitonas também esta na lista dos alimentos saudáveis, pois além de todos benefícios já mencionados ele ainda melhora a circulação do sangue, previne tumores, especialmente de mama, evita gastrite, cuida da saúde dos olhos, afasta a gordura da região abdominal e combate o diabetes tipo 2. A sugestão de uso são 2 colheres de sopa por dia.

A fórmula da vida longa está nos alimentos saudáveis?

A fórmula para alcançar saúde e longevidade é simples: atividade física, controle emocional, cortar vícios e comer alimentos saudáveis e balanceados. Mas porque se alimentar corretamente? É simples, as células são pequenas unidades orgânicas que funcionam como tijolos na construção do corpo humano que dependem de nutrientes como (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais) para fazer com que o corpo desempenhe qualquer atividade, inclusive dormir.  Para isso as melhores fontes de energia são os alimentos naturais, disponíveis numa enorme variedade de legumes, verduras, frutas, grãos, cereais, etc.

As necessidades calóricas para manutenção do corpo caem a partir dos 30 anos. Depois dos 50 tais necessidades vão diminuindo em 10% a cada década. Estudos apontam que a longevidade está associada ao consumo dos alimentos corretos e na quantidade certa, sendo assim o excesso de alimentos está associado ao aparecimento de doenças crônicas na vida adulta. Portanto conforme a idade aumenta, o tamanho das porções e valor calórico de suas refeições precisam diminuir, o segredo para viver melhor é simples, basta ter força de vontade, te dou a ferramenta, mas apenas você pode usa-la em sua vida!


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Alexandre
Um ex gordo decidido a mudar de vida, empresário, amigo, e blogueiro ♥ Alexandre é apaixonado por Deus, vida fitness, academia, futebol e alimentação saudável. Sou TRICOLOR PAULISTA de coração. Fundador do site Barriga Chapada com o propósito de promover dicas de motivação, saúde, exercícios e dietas para contribuir com o bem-estar e ajudar milhares de pessoas que buscam elevar sua autoestima.

2 COMENTÁRIOS

    • Muito obrigado Valeria Almeda, tudo que fazemos é pensando em vocês, nossos leitores e seguidores. Um grande abraço, e não se esqueça de cadastrar seu EMAIL para que possa estar sempre recebendo nossas novidades !!!!

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