Fluoxetina emagrece mesmo? Confira nossa análise

0
3032
Fluoxetina emagrece mesmo?

Levada pelo desejo de perder peso rapidamente, muita gente está tomando esse medicamento antidepressivo conhecido na ala feminina como “bolinha mágica”. Mas será que fluoxetina emagrece mesmo

Com a chegada do verão, começam a pipocar receitas malucas que prometem eliminar vários quilos quase que do dia pra noite. E muitas mulheres embarcam na loucura de jejuar durante um dia inteiro, passar a semana à base de sopa de legumes, mandar ver nos laxantes, e outras dietas da moda.

Porém, a moda do momento vai mais longe e envolve uma substância que o Ministério da Saúde proíbe que seja usada como remédio contra a obesidade. Trata-se de um antidepressivo batizado de fluoxetina. Isso mesmo, tem gente espalhando por aí que tomar fluoxetina emagrece mesmo, ajudando a enxugar os excessos e preparar o corpão para entrar naquele biquíni pequenininho. Antes de aderir a essa onda e começar a tomar as tais pílulas mágicas (e perigosas), confira como elas atuam no metabolismo e podem custar caro à sua saúde.

O que é a fluoxetina?

É um medicamento antidepressivo que eleva a concentração de serotonina (hormônio que dá a sensação de bem-estar) no cérebro”, Essa substância é indicada e aprovada pelo Ministério da Saúde para combater os sintomas da depressão e amenizar as crises de tensão pré-menstrual (TPM), quando há grande oscilação dos hormônios e a mulher fica mais sensível. Contudo, a fluoxetina para emagrecer não deve ser utilizada.

Fluoxetina emagrece mesmo?

Sim, a fluoxetina emagrece mesmo, porém a perda de peso é um dos efeitos colaterais. Isso porque a pílula provoca um aumento na sensação de saciedade e diminui a compulsão alimentar, principalmente por guloseimas ricas em açúcar. Dessa forma, a pessoa passa a comer menos e, conseqüentemente, consegue afinar.

A fluoxetina para emagrecer possui algum efeito colateral?

A longo prazo, o consumo pode levar a distúrbios cardíacos e à doença de Hashimoto, síndrome que se caracteriza pela produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico e que agride a glândula tireoide, diminuindo sua capacidade funcional. Além disso, há casos de pessoas que, ao contrário do que vem sendo divulgado, apresentam ganho de peso durante o tratamento com a substância.

O resultado conquistado é provisório, ou seja, quando a paciente pára de tomar fluoxetina, recupera os quilos perdidos – às vezes, até mais! Após a ingestão, a droga precisa ser metabolizada pelo fígado para depois ser transportada até o sistema nervoso, onde age. Acontece que, para isso, ela inibe as enzimas hepáticas, suspendendo o metabolismo da matéria-prima de 24 hormônios do organismo.

A deficiência hormonal estimula a tireoide a trabalhar em excesso, o que acarreta a perda de apetite e a sensação de saciedade. Mas quando o tratamento é descontinuado, a vontade de comer vem em dobro e, se a pessoa não se controlar, acaba abusando e ganhando peso. Como você pode analisar nesse artigo, a fluoxetina emagrece mesmo, porém vale a pena?

Pare e Reflita, vale a pena tomar fluoxetina mesmo?

Entendeu por que não compensa cair no conto de que fluoxetina emagrece mesmo? Para emagrecer com saúde é preciso escolher um método que, além de ter sido desenvolvido para esse fim, combine com seu estilo de vida, isso significa rejeitar os tratamentos com drogas. Hoje existem substâncias seguras, que não prejudicam a saúde enquanto controlam o apetite ou reduzem a absorção de gordura.

Você enfrentaria os efeitos colaterais da fluoxetina para emagrecer?

O que não vale é usá-las de modo indiscriminado, sem antes consultar um médico para avaliar se você precisa mesmo desse recurso. Também não adianta achar que a ciência opera milagres e substitui a reeducação alimentar e a prática de atividade física na batalha para entrar em forma. Como pudemos ver nesse artigo, a fluoxetina emagrece mesmo, ma será que vale a pena? Deixe seu comentário dizendo se enfrentaria os efeitos colaterais dessa droga na busca pelo corpo perfeito!


Dê sua nota para a matéria:
RuimRegularBomMuito bomExcelente (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...


COMPARTILHAR
Alexandre
Um ex gordo decidido a mudar de vida, empresário, amigo, e blogueiro ♥ Alexandre é apaixonado por Deus, vida fitness, academia, futebol e alimentação saudável. Sou TRICOLOR PAULISTA de coração. Fundador do site Barriga Chapada com o propósito de promover dicas de motivação, saúde, exercícios e dietas para contribuir com o bem-estar e ajudar milhares de pessoas que buscam elevar sua autoestima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA