Realmente Laxante Emagrece? Mito ou Verdade?

0
239
laxante-emagrece

Mito ou verdade? Muitas pessoas possuem a ideia de que laxante emagrece, porém devemos analisar cuidadosamente seus efeitos para verificar se é saudável, eficaz, permanente e se faz sentido.

A razão pela qual as pessoas acham que laxante emagrece deve-se pelo fato dele realizar uma limpeza no intestino, pois com o intestino vazio a barriga aparenta estar menor, com menos inchaço, sendo correto afirmar que laxante desincha.

Analisando a ideia de que laxante emagrece

Vamos analisar o exemplo dos laxantes mais usados como o lacto purga e o dulcolax que não devem ser usados sempre, pois existe o risco de viciar o intestino, sendo necessário o uso frequente desse medicamento para que o mesmo possa funcionar.

Outros efeitos negativos do uso do laxante para algumas pessoas seria diarreia que consequentemente poderia causar uma desidratação. O uso de maneira excessiva desse medicamento podem causar também doenças cardíacas e renais como a síndrome da má absorção.

É de grande importância observar que a flora intestinal mudada pode gerar vários distúrbios, levando a alternância entre diarreia e prisão de ventre para essas pessoas. Se o laxante emagrece ou não é fundamental a orientação médica para o seu uso. A posição mais adequada para as pessoas que sofrem com o problema do intestino preso, e também com inchaço na barriga é a preferência por alimentos ricos em fibras.

Os alimentos integrais são eficientes pelo fato de agirem como laxante natural, mantendo assim o bom funcionamento do intestino. Em casos especiais, são recomendados suplementos alimentares com base em fibras, sendo Benefiber um modelo.

O Benefiber contém a dose diária adequada de fibra e é encontrado em farmácias, supermercados e também nas drogarias, sendo ainda aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, sem danos ao coração. Pois a fibra é essencial para o organismo, ela mantém o individuo saciado por mais tempo e ajuda no bom funcionamento do intestino. São indicadas em torno de 30 gramas de fibras por dia.

É importante ressaltar que para perder peso de maneira saudável, sem agredir o organismo é preciso administrar bem a alimentação, com cardápios balanceados, além é claro, da atividade física de forma regular.

Na realidade, a ideia de que laxante emagrece vem repleta de riscos. A reação desse medicamento vai variar de pessoa para pessoa, podendo existir casos em algumas ocasiões de dificuldade para evacuação. O hábito intestinal recebe influência de muitos fatores, como a quantidade de líquido bebido, alimentação com grande quantidade de fibras, estresse, mudanças na rotina, entre outros.

Se laxante emagrece, o que dizer do uso dos chás laxativos

No processo de perda de peso, algumas pessoas decidem pela utilização de maneira sistemática e freqüente dos chás laxativos e diferentes medicamentos. O laxante é um medicamento que tem ação para evacuação, mas existem os que irritam a mucosa intestinal.

No caso de emagrecimento, vai existir uma diminuição nas vezes de evacuar, pois são ingeridos menos alimentos, com risco da constipação. Algumas pessoas optam por usar continuamente chás, que são classificados como naturais com a promessa da ação laxativa. Porém, o uso abusivo e estendido vão trazer sérios riscos ao organismo, em principal pelas substâncias das plantas que são usadas.

Estes compostos em quantidade excessiva podem levar a irritação da mucosa intestinal, acarretando problemas bem sérios e preocupantes. Os chás que são mais buscados no mercado para ação contra a constipação são cáscara sagrada, extrato de ruibarbo e também os de sene. Os mesmos surgem pela maceração das folhas dessas plantas. Servem também como matéria-prima para outros medicamentos de tipo laxante emagrecedor.

Segundo os especialistas, estes chás ou medicamentos, não podem ser usados por um período superior a dois anos. Na busca pelo emagrecimento com uso continuo intestinal o método mais indicado seria a alimentação rica em fibras como já citei acima, como os cereais, aveia, farelo de trigo, frutas com casca, como goiaba, maçã e a ameixa preta.

A recomendação diária em relação às fibras é de 20 gramas para mulheres e de 30 gramas para os homens. Deve se acrescentar a quantidade de do mínimo 2 litros de água, e ainda atividade física, sendo um ótimo exemplo a caminhada pra você que se encontra sedentário.

Alguns alimentos devem ser excluídos como gorduras, frituras, doces, massas e também bebida gasosa. A recomendação saudável é que o intestino funcione de maneira natural, com a alimentação adequada e exercícios físicos.


Dê sua nota para a matéria:
RuimRegularBomMuito bomExcelente (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...


COMPARTILHAR
Alexandre
Um ex gordo decidido a mudar de vida, empresário, amigo, e blogueiro ♥ Alexandre é apaixonado por Deus, vida fitness, academia, futebol e alimentação saudável. Sou TRICOLOR PAULISTA de coração. Fundador do site Barriga Chapada com o propósito de promover dicas de motivação, saúde, exercícios e dietas para contribuir com o bem-estar e ajudar milhares de pessoas que buscam elevar sua autoestima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA