Conheça os principais benefícios do Mel

As propriedades e os benefícios do mel são muito conhecidos e utilizados o longo do tempo. Atualmente, esta substância é um dos adoçantes naturais primários mais importantes, cujos benefícios variam de um sabor agradável ao paladar, até a possível prevenção e tratamento de doenças. Conheça os principais benefícios do Mel, aqui neste artigo

Podemos encontrar esse delicioso ingrediente em diversas receitas culinárias, como exemplo, pão de mel. Mas, ele também é usado na fabricação de xaropes, medicações e até tratamento de pele.

Principais benefícios do mel

Potencial antibacteriano

Devido às inibinas (peróxido de hidrogênio, flavonoides e ácidos fenólicos) presentes no mel, esta substância tem propriedades importantes como bactericida. Essas propriedades também são atribuídas à presença de glicose oxidase. Por exemplo, um dos potenciais antibacterianos do mel pode ser importante para o tratamento da acne e para esfoliar a pele.

Fonte natural de antioxidantes

Antioxidantes são substâncias naturais que impedem a formação de óxidos, o que, por sua vez, diminui a degradação celular. Nesse sentido, o consumo periódico de mel pode ser um importante complemento alimentar na prevenção de doenças cardíacas, sistema imunológico e processos inflamatórios.

Contém proteínas

O mel de abelha contém aproximadamente enzimas e aminoácidos. Estes se originam da atividade das próprias abelhas, e às vezes no néctar da planta. As proteínas desempenham um papel fundamental no crescimento e síntese de diferentes tecidos. Por sua vez, os aminoácidos são a base para a produção de proteínas.

Benefícios do mel para a pele

Potencial hidratante

A alta concentração de umidade do mel não apenas influencia sua viscosidade, peso, sabor e cor, mas também pode ser essencial para hidratar diferentes partes do corpo. Por esse motivo, é geralmente usado como hidratante para cabelos e couro cabeludo. Nesse sentido, é importante que o mel não seja exposto a altas temperaturas, pois suas propriedades podem ser perdidas.

Promove a digestão

Quando combinado com outros produtos naturais, como suco de limão ou canela, o mel pode favorecer a atividade do sistema digestivo. Isso significa que ajuda a metabolizar os alimentos, prevenindo ou aliviando a indigestão estomacal. Também foi atribuído para aliviar os sintomas da constipação e uma sensação de peso após refeições fortes. Por esse motivo, também foi atribuída a propriedade de prevenir o refluxo e ajudar a aliviar a diarreia.

Deseja incluir esse ingrediente em suas receitas? Conheça algumas opções no Tudo na Cozinha.

Alivia tosse e dor de garganta

Novamente, quando combinado com outras substâncias, como suco de limão, o mel alivia a dor de garganta, mesmo em pequenas doses. Por causa das propriedades antibacterianas, eles também podem ajudar a combater algumas infecções desse tipo. Da mesma forma, o mel é reconhecido como um remédio natural para a tosse (no entanto, recomenda-se não aplicar em crianças com menos de um ano de idade).

Atividade anti-inflamatória

A aplicação direta do mel nos músculos inflamados tem sido utilizada como um poderoso anti-inflamatório, ou seja, tem sido atribuída a propriedade de reduzir o inchaço muscular. Por sua vez, isso alivia a dor causada pela mesma inflamação.

Esses são alguns dos principais benefícios do Mel. Inclua ele em sua rotina diária, seja no preparo de receitas, 2 a 3 colheres no leite antes de dormir, como adoçante, entre outros.

[Total: 2    Média: 5/5]
  • Deixe seu comentário: