Uma comparação entre lutadores de UFC:  Brunson vs. Machida

0

No dia 28 de outubro, o antigo campeão da categoria peso-pesado leve Lyoto Machida enfrenta o americano Derek Brunson, em São Paulo. A luta mostrará a tentativa de Machida de ter um retorno bem-sucedido depois de uma suspensão de 18 meses por ter usado uma substância proibida.

A suspensão indica que a última luta dele foi há mais de dois anos, quando perdeu para o cubano Yoel Romero. Após a luta, o recorde dele no UFC contabiliza 22 vitórias e 7 derrotas em 29 lutas, enquanto seu adversário Brunson, por outro lado, venceu a luta anterior ao derrotar o australiano Daniel Kelly, o que o deixou com 17 vitórias e 5 derrotas em 22 lutas.

Apesar de Machida ter mais experiência no octágono, sua proibição de 18 meses pode tê-lo deixado um pouco enferrujado. A última luta de Brunson foi em junho, o que dá uma potencial vantagem ao americano. Ele também tem a idade como fator positivo do lado dele, já que é 6 anos mais novo do que o antigo campeão da categoria peso-pesado leve do Brasil.

“Dragão”, como Machida é conhecido, conquistou o título da categoria peso-pesado leve do campeonato de UFC em maio de 2009 ao vencer o americano Rashad Evans. Ele conseguiu defender o título mais tarde no mesmo ano, em uma luta contra o conterrâneo Maurício Rua, vencendo por decisão unânime. Depois de aproximadamente um ano da vitória e cerca de 7 meses depois de enfrentar Rua, ele perdeu o campeonato para o seu compatriota por nocaute.

Brunson nunca conseguiu vencer um campeonato no UFC, o que dá a vantagem ao Machida já que o fato de vencer lutas por títulos às vezes pode influenciar a cabeça do lutador . Apesar de não haver nenhum campeonato em jogo, Machida provou ter uma mentalidade vencedora. Partindo do princípio de que o tempo em que Machida ficou afastado não o tenha afetado muito mentalmente, ele poder ter uma boa chance de um retorno de sucesso.

Brunson tem uma taxa de nocautes mais alta. Ele venceu por nocaute ou nocaute técnico em 53% das vezes, enquanto Machida o fez em apenas  41%. Na verdade, 50% das vitórias de Machida chegaram a uma decisão, enquanto menos de um quarto das vitórias de Bruce o fizeram. Isso quer dizer que, se houver um nocaute, é mais provável que seja da parte de Brunson.

Embora o americano tenha conseguido ataques mais significativos por minuto, 3,18 comparados com os 2,63 de Machida, a precisão do Dragão é maior, com 53,3% comparados aos 46,49 do adversário.  Brunson também consegue dobrar o número de golpes para derrubar o adversário, com 3,09 comparados a 1,33, mas mais uma vez Machida é mais preciso com 65,22% comparados a 32,14%. O americano é superior no que diz respeito a se defender das tentativas do adversário de derrubá-lo, com uma taxa de sucesso de 100%, apesar de a taxa de Machida ainda ser uma taxa digna e contabilizar 75,86%.

Ambos os lutadores de UFC têm formato e tamanho de corpo parecidos, ambos medem 1,85 de altura e pesam 79 quilos. A única diferença é o alcance e o alcance de perna onde Brunson tem vantagem, com um alcance de 1,95 m comparado com 1,90 m de Machida e um alcance de perna de 1,09 m, apenas cerca de 2,54 cm mais curto, com 1,06 m.

Além do título na categoria peso-pesado leve do campeonato de UFC, as outras conquistas de Machida incluem o título de Luta da Noite em três ocasiões e de Nocaute da Noite quatro vezes. Seu adversário americano só conseguiu vencer a Luta da Noite duas vezes e nunca ganhou o Nocaute da Noite. A luta de 28 de outubro é a oportunidade perfeita para Brunson reescrever seus próprios recordes, apesar de sabermos que Machida irá procurar reescrever seus próprios recordes aumentando sua contagem de KOs.

Com as estatísticas muito divididas, a disputa pode ser bem equilibrada. A longa ausência de Machida do esporte pode ter influência em uma derrota dele, mas ele tem uma mentalidade tão vencedora que torna qualquer aposta online difícil de ser prevista.

RuimRazoávelBomMuito bomExcelente (votos: 1, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe:

Deixe um comentário